Promover ações que levem informação e orientação sobre o câncer de mama.
Com este objetivo, a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último dia 13 de outubro, o Mutirão de Ações Alusivo ao Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama.
Uma estrutura foi montada no Salão Paroquial, no centro da cidade. As atividades começaram por volta de 09:00h, e contou com a presença de diversas autoridades entre elas o Prefeito Municipal – Jaime Barborsa – além do Deputador Estadual Dr. Vanderlan. A abertura foi feita pela Secretária Municipal de Saúde – Socorro Athar – que salientou “Esta ação tem – como principal objetivo – chamar a atenção da comunidade para a seriedade do tema. Quanto antes for diagnosticada, a doença poderá ser tratada e as chances de cura são maiores. Estaremos facilitando o acesso das mulheres ao agendamento destes exames, justamente, para trabalhar a prevenção”.
O prefeito Jaime Barbosa falou do compromisso da Gestão Municipal com a saúde dos munícipes – bem como o compromisso em atender a população da melhor maneira possível. O Dep. Dr. Vaderlan comentou que câncer de mama é a principal causa de morte dessa doneça – entre as mulheres – e perde apenas para doenças cardiovasculares. “A cura depende muito do momento do diagnóstico e da agressividade da doença. No entanto, ela pode chegar a 99% em casos de detecção precoce”, afirma.
A melhor forma de prevenir o câncer de mama é realizar exame físico anual e mamografias.
De acordo com o protocolo do SUS, a partir dos 50 anos deve ser realizada pelo menos uma mamografia a cada dois semestres.
Saiba mais: o “Outubro Rosa” começou nos Estados Unidos, onde – durante o mês de outubro – várias cidades fizeram ações isoladas referentes à prevenção do câncer de mama. Posteriormente, o mês de outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção à doença. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

FOTO: Inácio Souza